Dra. Taíse Tognon é nascida no Rio Grande do Sul, onde passou sua infância e adolescência e concluiu o curso de graduação em Medicina na Universidade de Passo Fundo. Resolveu buscar aprimoramento no estado de São Paulo, tendo cursado especialização em Oftalmologia no Instituto Penido Burnier (IPB) em Campinas e subespecialização em Córnea, Doenças Externas e Cirurgia Refrativa no Hospital Oftalmológico de Sorocaba e Banco de Olhos de Sorocaba (HOS/BOS). Possui título de Especialista em Oftalmologia, concedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Médica Brasileira. É atualmente pós-graduanda nível Doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / McGill University Health Center (Canadá).

Durante o período de sua subespecialização nos HOS/BOS, foi aprendiz de várias autoridades nacionais e internacionais. Realizou mais de duas centenas transplantes (entre as modalidades de transplantes penetrantes e lamelares de córnea – DALK, DSEK, DSAEK e DMEK), tendo ainda adquirido habilidades em cirurgia avançada de córnea e segmento anterior, como por exemplo transplantes de limbo, crosslinking, implantes de anéis intraestromais, topoplastias, além de todos os procedimentos que podem ser realizados com laser de fentossegundo.

Desenvolveu ainda experiência na adaptação de lentes de contato para várias patologias e alterações corneanas.

Fez do Instituto Penido Burnier seu local preferencial de atendimento, onde é possível facilmente encontrá-la. Não custa lembrar que o Instituto Penido Burnier é uma das maiores e mais antigas instituições da oftalmologia brasileira, responsável pela formação de diversos médicos condecorados.

Busca aprendizado e constante atualização, integra a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), a Sociedade Brasileira de Ceratocone e a Academia Americana de Oftalmologia como Membro Internacional.

Atuou como preceptora do Departamento de Córnea e Doenças Externas e Ceratocone do Hospital Oftalmológico de Sorocaba e Banco de Olhos de Sorocaba. Atualmente dedica parte de seu tempo na colaboração de ensino aos médicos residentes, estagiários e fellows do Instituto Penido Burnier/Fundação Dr. João Penido Burnier.