COVID x Lentes de Contato: e agora?

Uma pergunta que temos recebido com frequência é sobre o uso de lentes de contato nesta pandemia de Covid-19. Muitos pacientes estão com dúvidas a respeito do uso correto e do manuseio, além dos cuidados que necessitam empregar.

COVID x Lentes de Contato: o que fazer?

1. Em qualquer condição clínica que envolva comprometimento ocular as lentes de contato estão contraindicadas. Nos olhos que apresentam irritação, vermelhidão ou com secreção o uso das lentes deve ser imediatamente descontinuado e seu oftalmologista consultado.
  2. Nos pacientes com sintomas respiratórios ou com suspeita de infecção pelo coronavirus, recomendamos suspender temporariamente o uso das lentes no período na provável infecção. Isto em em razão da manipulação ocular e possível via de transmissão ao manipular os olhos.
  3. Pacientes que já fazem uso de lentes de contato para correção de suas patologias podem continuar o uso de suas lentes. As soluções desinfectantes das lentes de contato são ativas contra o coronavirus. O problema é apenas a manipulação ocular, uma vez que para inserção das lentes é inevitável o toque nos olhos. Desta forma, os cuidados com higienização das mãos, do estojo e de superfícies devem ser redobrados e feitos de forma meticulosa antes de utilizar as lentes.
  4. Qualquer dúvida não hesite em conversar com seu oftalmologista! O médico possui inúmeras informações de fontes confiáveis e poderá orientar com segurança a melhor conduta.

Estamos todos atentos e a postos para assegurar sua saúde ocular!