Dificuldade com óculos multifocais?

Os óculos multifocais são uma verdadeira revolução da indústria óptica. Eles são utilizados a partir dos 40 anos, e são óculos que possuem graus de forma progressiva, possibilitando a visão nos campos de longe, média-distância e perto, em uma única lente.

Apesar de serem modernos e tecnológicos, você não está se adaptando aos óculos multifocais? Essa é uma queixa comum nos consultórios oftalmológicos e pode estar relacionada a algum desses motivos:

  • Armação: esse é um fator que dificulta a transição dos “graus”. Nem muito grande, nem muito pequena; o ideal é a partir de 3cm de altura ou 30mm.
  • Medidas: o grau deve estar centralizado nas lentes, de acordo com as medidas dos olhos e das pupilas; caso as medidas sejam feitas incorretamente o óculos todo estará desalinhado.
  • Ângulo: entre o eixo óptico da lente e o eixo visual do olho existe uma certa angulação que precisa ser respeitada, é o que chamamos de “ângulo pantoscópico”; quando o ângulo está muito inclinado ou desalinhado, pode gerar desconforto visual.
  • Campo visual: quanto maior mais confortável, porém quanto maior o “grau” do paciente, adaptação no campo visual precisa ser feita para focalização adequada.

Na dúvida ou caso apresente qualquer dificuldade, retorne ao oftalmologista… ele vai revisar todos os detalhes da prescrição e analisar cuidadosamente seus óculos.