Lente de Contato Escleral

A lente de contato escleral é assim denominada porque, ao ser colocada no olho, se apoia principalmente na esclera, que corresponde a parte “branca” do olho. Isto a diferencia das lentes de contato usuais, que tem seu principal apoio na córnea.

Consiste em uma lente de contato especial, utilizada principalmente em casos desafiadores e complexos, cuja adaptação das lentes usuais não obteve sucesso. Elas propiciam a correção do problema com maior conforto e garantem uma boa acuidade visual. Isso significa dizer que, aqueles pacientes que antes eram encaminhados para o transplante de córnea, hoje tem mais uma opção eficiente de tratamento.

O material da lente reduz o risco de contaminação porque não absorve a lágrima nem os produtos de higienização, mas a boa adaptação é essencial para garantir a segurança e conforto. Contra esta lente pesam fatores como preço mais elevado e a dificuldade que algumas pessoas encontram no manuseio. Porém, a favor, temos o conforto e a qualidade visual.

O paciente será submetido a um treinamento adequado para aprender a colocar e retirar as lentes de contato esclerais. É usada uma técnica específica, que depois de dominada com orientação do especialista, com disposição e determinação de aprender, o paciente sentirá tranquilidade desde o início do processo de uso.

As lentes esclerais são lentes de maior diâmetro que surpreendem por conseguir aliar excelente visão e conforto inacreditável. Além disso, essas lentes dificilmente saem dos olhos, o que aumenta a qualidade de vida dos usuários, que podem dessa forma ter mais liberdade no seu dia-a-dia e na prática de esportes.

O consultório da Dra. Taíse Tognon dispõe de todo o suporte para adaptação deste modelo especial de lente de contato. Para maiores informações ligue: (19) 3234-4044 ou (19) 3032-7475.
Abaixo seguem instruções sobre o manuseio das lentes esclerais e vídeos para auxílio no aprendizado.

Clique aqui para MANUAL DE USO LENTE ESCLERAL