Pentacam

Trata-se da última tecnologia na avaliação do segmento anterior do olho, correspondendo a um TOMÓGRAFO DO OLHO.

O PENTACAM fotografa o segmento anterior do olho em 360° e em terceira dimensão (3-D), sendo um exame indolor e de não contato com os olhos.

Motivo pelo qual é solicitado o exame

Ele é necessário no pré-operatório da cirurgia refrativa; no diagnóstico e acompanhamento do ceratocone (doença degenerativa da córnea); na avaliação de astigmatismo; na adaptação de lentes de contato; indicação e planejamento de cirurgias de implante de anel intraestromal (anel de Ferrara) ou transplantes.

Ainda é utilizado para indicação, planejamento e acompanhamento de pacientes candidatos à crosslinking. Em casos de glaucoma, para avaliar se o ângulo da câmara anterior é estreito ou aberto; na evolução da catarata para medir a densidade de opacificação do cristalino e o cálculo da lente intraocular ou no pós-operatório da catarata para avaliar se a prótese implantada está centrada.

Não necessita de dilatação.

O PENTACAM possui uma câmera de Scheimpflug que captura imagens do segmento anterior do olho, fornecendo imagens detalhadas desde a superfície da córnea ao cristalino. As vantagens do aparelho são as medidas precisas do centro da córnea, a correção de movimentos dos olhos, fácil fixação para os pacientes e o tempo para realização do exame extremamente curto.

PENTACAM calcula os dados do segmento anterior a partir de uma visão tridimensional para fornecer informações como:

• Mapas topográficos anteriores e tomográficos anteriores e posteriores da córnea;
  • Mapas de elevação;
  • Paquimetria (medida da espessura) em todos os pontos da córnea;
  • Análise em 3-dimensões das estruturas do olho;
  • Densidade do cristalino/catarata;
  • Mapas e gráficos tomográficos, validados por extensos estudos.
Seu médico está preocupado com você e quer te oferecer a melhor e mais moderna tecnologia para diagnóstico e acompanhamento das doenças do segmento anterior do olho.

Nunca deixe de visitar regularmente seu oftalmologista e faça todos os exames solicitados por ele.

Cuidar da visão deve ser prioridade, sempre!