Lentes de contatos gás-permeáveis e esclerais

ORIENTAÇÕES PARA USUÁRIOS DE LENTES DE CONTATO RÍGIDAS GÁS-PERMEÁVEIS, ESCLERAIS E ORTOCERATOLOGIA

 

Lave BEM as mãos antes do manuseio das lentes de contato.
Sempre higienize o estojo antes do primeiro uso e pelo menos uma vez por semana, com uma escova de dentes nova e utilizada exclusivamente para este fim. A higienização pode ser feita com água corrente tratada e sabonete líquido, detergente líquido ou shampoo Johnson amarelo. Lembre-se de enxaguar bem o estojo após e secá-lo com toalha de papel ou lenço de papel. Não utilizar toalha de rosto ou panos pois soltam fiapos. A última enxaguada na parte interna do estojo deve ser com a solução da lente de contato.
O estojo das lentes deve ser regularmente substituído, pelo menos a cada 03-04 meses. Você encontra estojos semelhantes no comércio – farmácias, online e algumas marcas de solução de lentes de contato possuem estojos em seus pacotes. Cuidado ao substituir o estojo – existem estojos de perfil “mais baixos” e outros maiores, existem estojos que são lisos na parte interna e outros com nervuras. Mantenha o mesmo padrão de estojo que foi fornecido pelo médico quando realizou a sua adaptação de lentes.
A pia é um dos maiores inimigos de usuários de lentes de contato, mantenha o ralo protegido.
Observe atentamente as bordas do seu estojo antes de fechá-lo, para que não trinque ou risque suas lentes ao fechar.
Nunca use soro fisiológico ou água destilada para higienização rotineira das lentes de contato. Utilize produtos capazes de eliminar microrganismos, promovendo uma limpeza química de alta qualidade e proporcionando segurança para seus olhos. O soro fisiológico tem sua indicação em alguns tipos de lentes de contato, a fim de preencher a lente, e deve ser do tipo flaconete para injeção (uso IV ou EV). Um substituto seguro para o preenchimento destas lentes de contato (semi-esclerais, esclerais e ortoceratologia) é uma lágrima sem conservante.
Nunca deixe suas lentes de contato fora do estojo caso não estejam em uso. Por serem de difícil visualização, podem ser facilmente danificadas por insetos, pequenos animais ou serem extraviadas.
Jamais durma com suas lentes de uso diário, nem mesmo as utilize além do período recomendado/prescrito por seu médico. O único modelo de lentes de contato que deve ser utilizada para dormir são as lentes de ortoceratologia (orto-K), que são lentes desenhadas para essa finalidade.
Faça uso apenas dos colírios específicos para as lentes de contato indicados pelo seu médico. Vários colírios possuem conservantes em sua formulação, o que pode danificar as lentes e diminuir a vida útil delas.
Evite nadar ou entrar em piscinas, lagos ou banheiras usando as lentes. Além de correr o risco de perdê-las, você poderá contaminá-las por microrganismos. Para o banho utilizando chuveiro também recomendamos a retirada das lentes de contato antes. Caso em alguma situação tome banho ou lave o rosto com as lentes, manter os olhos fechados quando as estiver usando, e muito cuidado!
Se for andar de motocicleta sempre use viseira ou óculos de proteção.
Caso opte por maquiar-se, lembre-se: sempre a lente em primeiro lugar! Inicialmente se coloca as lentes de contato, e depois se faz a maquiagem. Para a retirada das lentes e maquiagem, o mesmo processo: a lente deve ser retirada primeiro e a seguir feita a remoção da maquiagem.
Para remoção da maquiagem recomendamos produtos não oleosos, inodoros e sem perfume, por ex. água micelar. Não recomendamos a utilização de maquiagem à prova d’água.
Nos casos em que deseja realizar química no cabelo (pintura e/ou alisamentos) ou procedimentos no rosto ou boca, recomendamos não utilizar as lentes durante este processo.
As lentes de contato não combinam com ambientes quentes! Então, quando for cozinhar ou manusear churrasqueiras, esteja sem elas.
Nunca use suas lentes caso elas apresentem qualquer tipo de depósito, picotes, rasgos, manchas, corpos estranhos, deformações ou alterações de aspecto ou cor.
Nunca esfregue os olhos quando estiver usando lentes de contato.
Caso sinta algum desconforto, vermelhidão, lacrimejamento, diminuição ou embaçamento da visão, retire imediatamente suas lentes e consulte seu médico.
O médico irá orientar o regime de uso de suas lentes e o prazo para substituição. Siga atento/a às recomendações!

Nós utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de cookies.