Maquiagem e Lentes de Contato

Não há como dissociar maquiagem de mulher. Ainda mais a mulher brasileira, que representa o terceiro maior mercado global de produtos deste gênero. Tanta vaidade deve vir aliada de cuidados ainda maiores, especialmente em usuárias de lentes de contato. Como proceder, então?

  1. Colocar as lentes de contato antes da aplicação de qualquer produto de maquiagem ou creme. Só depois de bem posicionadas é que se pode iniciar a maquiagem.
  2. Quando for retirar a maquiagem, é necessário primeiro retirar as lentes de contato (seguindo os cuidados necessários) e somente após realizar a remoção da maquiagem com produtos específicos para a área dos olhos (não oleosos).

 

Atenção especial para a durabilidade dos produtos! Como a maquiagem fica em contato direto pele, fâneros (sobrancelha, cílios) e olhos, é de fundamental importância que se observe atentamente a validade:

 MÁSCARA PARA CÍLIOS: de 04 a 06 meses. Se o produto apresentar aparência esfarelada, mudança de cor ou ressecamento da tinta descarte-o! Não adicione água ou óleo para aumentar a validade, essa atitude pode aumentar a proliferação de bactérias.

SOMBRAS: costumam ter de 18 a 24 meses de validade. Jogue fora se apresentar alterações de cor, de textura ou se aparecer pontos brancos, verdes ou cinza; isso acontece quando há presença de fungos no produto.

LÁPIS PARA OLHOS: um dos produtos mais perigosos, se usados fora da data de validade. Duram, em média, 18 meses. Após esse período podem ficar bastante ressecados, difíceis de passar e perder a pigmentação.

DELINEADORES PARA OS OLHOS: em média duram 12 meses; mas se forem em formato de caneta, podem secar ou vencer antes. Quando estiverem ressecados e difíceis de passar, estão fora da data de validade.

PINCÉIS: é importante mantê-los limpos. A higienização deve ser feita semanal ou quinzenalmente (depende da frequência do uso). Lave com água morna e sabão neutro, retirando o excesso de água com papel ou toalha, e deixe secar COMPLETAMENTE ao ar livre.

 FONTE: “O uso de maquiagem nos olhos com segurança e sem exageros”. Revista Vejabem… CBO em Revista; por Márcia Asevedo. p 30-31. n. 04, ano 02; 2014.