MIOPIA – Novidades

De 10 a 11 de outubro deste ano aconteceu o Simpósio Internacional de Miopia, organizado pela Soblec (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria Ocular).

O Simpósio foi muito inovador, pelo seu formato completamente online, discussões ao vivo e muita informação nova. No mundo em 2050 teremos mais de um bilhão de pessoas míopes.. sim!  E nossas crianças e adolescentes estão cada vez ficando mais míopes, e mais cedo. No encontro foram discutidas estratégias para conter o avanço da miopia.

Mas afinal, o que é miopia? Miopia é quando o tamanho axial (ou comprimento) do olho é maior do que deveria ser ou em alguns casos a córnea é mais curva do que a média da população (cuidado para não confundir com ceratocone). A cada milímetro maior, isto equivale a 3 graus no óculos. A miopia tem fatores genéticos e familiares, mas tem muita influência do ambiente.

Como? Ao realizarmos atividades que demandam esforço visual para perto durante longos períodos, uso em demasia de dispositivos eletrônicos e não nos expormos às atividades ao ar livre, estamos “estimulando” o crescimento do globo ocular, podendo desencadear miopia.

Existem tratamentos que estão surgindo para diminuir a taxa de progressão da miopia nos pacientes já míopes (uso de colírios especiais, uso de lentes de contato gelatinosas que estão chegando no Brasil e ortoceratologia), contudo, como qualquer tratamento tem suas indicações e suas limitações. Já o tratamento visual, não da progressão, se faz com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Assim, o melhor a se fazer é diminuir a exposição desnecessária aos aparelhos eletrônicos, desempenhar mais atividades ao ar livre e consultarmos regularmente um oftalmologista.