Seu olho tende a ficar seco?

Você sabe a importância das suas lágrimas?😭⁣⁣⁣
⁣⁣⁣Calma! não precisa chorar. Vou falar de como esse lubrificante natural, a lágrima, faz diferença na nossa vida… ⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
Aquela sensação de areia nos olhos, coceira, irritação, são sinais de alerta de que a proteção dos nossos olhos está com problemas e precisa de ajuda.⁣⁣⁣
⁣⁣⁣O tratamento para o problema do olho seco depende da causa. Colírios são a opção de tratamento mais comum, porém muito cuidado, pois quando usado de forma incorreta, podem oferecer riscos e até mesmo piorar o problema. Cada lubrificante possui suas particularidades e deve ser receitado por um oftalmologista de sua confiança. Há diferenças não apenas na composição, mas no conservante deles… então, um olho fragilizado e ressecado precisa receber o que é adequado para recompor a sua estrutura.

Juntamente com os colírios de lubrificante não é raro utilizarmos tratamentos anti-inflamatórios específicos para a superfície ocular, vitaminas e compostos para favorecer a “fabricação” desta lágrima. E por falar em fabricação da lágrima, ela é bastante complexa: possui não somente água, mas sais minerais, imunoglobulinas, outras moléculas de defesa do nosso organismo, mucina, lipídios…

Quando o uso de colírios específicos não é suficiente, existem outras terapêuticas que podemos utilizar em pessoas com olho seco mais severo como implantes de plugs para oclusão do ponto lacrimal e até a utilização de luz pulsada.

Ainda, existem inúmeras causas para o ressecamento ocular: a baixa umidade do ar, o uso excessivo de telas, a diminuição na frequência do piscar, a diminuição da taxa hormonal, baixa ingesta de água, entre outros. O tratamento sempre será visando repor os componentes da lágrima, levando em consideração o fator causal.

Consulte sempre seu oftalmologista e converse sobre o que sente! 😉⁣⁣⁣
⁣⁣⁣
#drataisetognon #oftalmologia #oftalmologistacampinas #especialistaemcornea #saudedosolhos #olhoseco